Por Paulo Sá
É impossível falarmos do rock brazuka sem mencionarmos o nome do guitarrista paulistano, do bairro da Pompeia, Luiz Carlini.
Com 50 anos de carreira, Carlini esteve sempre presente nos principais eventos e shows de rock do país, desde apresentações ao ar livre memoráveis quanto em teatros, como nos saudosos Teatro Bandeirantes e Aquarius (só para ficarmos aqui na minha cidade de São Paulo).
Sua importância para o rock nacional começou a ser reconhecida a partir de 1974, com o lançamento do disco Atrás do porto tem uma cidade, de Rita Lee & Tutti Frutti. Esse trabalho apresentou dois sucessos: “Mamãe Natureza” e “Menino Bonito”.
O disco seguinte de Rita Lee & Tutti Frutti, Fruto Proibido (1975), ganhou o status (merecidíssmo!) de um dos clássicos da música brasileira e do rock nacional. Nesse disco, a guitarra de Carlini está mais que criativa, está viva! O músico apresenta também a sua composição mais conhecida: Agora só falta você.
O Evento
Toda essa experiência e contribuição deste guitarrista emblemático do rock brasileiro será mostrada neste sábado, dia 25, às 19 horas na Cinemateca da cidade de São Paulo, na pré-estreia do filme Luiz Carlini – Guitarrista de Rock, um filme de Luiz Carlos Lucena.
O filme, que ganhou o prêmio do festival Jury Award (Prêmio do Júri), narra a trajetória de Luiz Carlini desde a infância/adolescência no bairro da Pompeia quando estudava com Sérgio Dias até hoje. Vários artistas conhecidos falarão sobre ele, como Frejat, Erasmo Carlos, Guilherme Arantes, Andreas Kisser e Wanderléa.
Um programa obrigatório para todos os amantes da boa música, roqueiros ou não.
Ficha Técnica do Filme
Direção: Luiz Carlos Lucena
Assistente de Direção e Montagem: Giovanna Rubber
Fotografia: Luiz Carlos Lucena/Eddy Marchi
Técnico de Som Direto: Rafael Verissimo
EVENTO
Local: Cinemateca – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP – Tel.: 5906-8100
Horário: A partir das 19 horas
Entrada: Gratuita
Feira de Vinil no Espaço