Por Nelson de Souza Lima
O equipamento cultural organiza em suas redes sociais três lives com grandes nomes do gênero. Julho chegou e, infelizmente, a pandemia ainda não permite eventos presenciais. Mas, mesmo assim, comemoramos o mês com grandes nomes do rock paulista. Apesar da maneira remota, os roqueiros de plantão baterão cabeça na sala de casa e sem aglomerar fazer rodas de pogo solitárias ou com poucas pessoas da família.
O Rock In Penha escalou nomes significativos do rock paulista numa avalanche sonora, evidenciando que o gênero pode até agonizar, mas não morre. São artistas de várias gerações para mostrar que o bom e velho rock and roll atravessa as décadas agregando novos fãs.
As lives serão transmitidas nas redes sociais do CENTRO CULTURAL PENHA, nos dias 13, 20 e 27 de julho, sempre às 20 horas.
Abrindo o Rock In Penha, quem chega arrebentando é um ícone do punk rock: Clemente Nascimento.
Um dos precursores do punk no Brasil, Clemente é reverenciado no meio musical, sendo destacado cantor, compositor, instrumentista, produtor e apresentador. Com enorme carisma e talento, o cara conquistou espaço à frente da emblemática banda Inocentes. Atualmente, também empunha a guitarra e comanda os mics da Plebe Rude, outro grupo renomado do rock nacional oitentista. No rádio, Clemente comanda o programa Filhos da Pátria, pela Kiss FM e já se aventurou na literatura. Em 2016 lançou em parceria com Marcelo Rubens Paiva a obra “Meninos em Fúria”, na qual conta sua trajetória no punk que se confunde com a história do movimento em nosso país. Vale a pena a leitura. Na live especial do Dia Mundial do Rock, o músico mostrará toda sua simpatia e sorriso fácil cantando clássicos dos Inocentes como “Rotina” e “Pânico em SP”, passando por canções da Plebe Rude, entre elas “Até quando esperar”, além de trocar uma ideia com a galera.
Serviço
ROCK IN PENHA
Clemente Nascimento
Comemorando o Dia Mundial do Rock
Dia 13 de julho – 20 horas
Nas redes sociais do Centro Cultural Penha
@centroculturalpenha
www.facebook.com/centroculturalpenha
A live de 20 de julho será com uma das boas novidades entre as bandas formadas apenas por garotas. Falo da Malvada, surgida em março de 2020. Ou seja, tá cheirando a leite ainda.
Integrada por Angel Sberse (vocal), Bruna Tsuruda (guitarra), Ma Langer (baixo) e Juliana Salgado (bateria) a banda chega com tudo, atitude, talento e rock na veia.
As letras falam de sentimentos e situações do cotidiano, de maneira mais interiorizada e, segundo elas, busca combater a desigualdade de gênero, além de incentivar outras mulheres a fazerem o que quiserem em qualquer área/questão, não somente na música.
Mesmo com pouco tempo de estrada, a Malvada vem colhendo bons frutos e críticas positivas em sites e blogs de rock. No começo de 2021, a vocalista Angel Sberse participou do The Voice Brasil com ótimas performances no programa.
SERVIÇO
ROCK IN PENHA
Banda Malvada
Dia 20 de julho – 20 horas
Nas redes sociais do Centro Cultural Penha
@centroculturalpenha
www.facebook.com/centroculturalpenha
Encerrando o Rock In Penha no dia 27 de julho é a vez da The Bombers, uma das grandes bandas de Santos.
Formada em 1994, a The Bombers é liderada pelo vocalista/guitarrista Matheus Krempel, batalhador do rock independente. O cara sabe das dificuldades de ser músico, num país que desvaloriza o estilo e que foram acentuadas pela pandemia da Covid-19.
Impossibilitados de fazer shows, Krempel e The Bombers caíram de cabeça na produção online, lançando seus trampos nas plataformas digitais e muitas lives para descolar uns trocos. A nova empreitada de Krempel e da The Bombers joga luz sobre o repasse dos royalties para os artistas, alémde questionar a divulgação dos números de ouvintes mensais no Spotify. Nos próximos meses lançarão um EP a cada trinta dias na plataforma Bandcamp Friday e, com ajuda dos internautas, definirão as canções do próximo CD da banda.
O set list dos santistas viajará pelas mais de duas décadas de trajetória com canções antigas e novas.
SERVIÇO
ROCK IN PENHA
THE BOMBERS
Dia 27 de julho – 20 horas
Nas redes sociais do Centro Cultural Penha
@centroculturalpenha
www.facebook.com/centroculturalpenha