Por Nelson de Souza Lima
Mais que um show foi uma celebração de volta aos eventos presenciais. Após um ano e meio sem qualquer atividade cultural, recebi um bálsamo de alegria em meio ao caos e a certeza que a vida retomará o rumo, superando a Covid-19. No último domingo, o Tom Brasil, casa da zona sul de São Paulo, recebeu o Queen Celebration In Concert, mais que um tributo, verdadeira imersão na música de Freedie Mercury e seus comparsas. Ainda mais emblemático por ser uma homenagem às cinco décadas de criação deste grupo que está entre os maiores do rock, com milhões de discos vendidos e milhares de fãs ao redor do mundo.
Seguindo os protocolos sanitários como aferição de tempertura, uso de máscaras e redução de público, o Tom Brasil recebeu uma galera entusiasmada que respeitou as regras e acompanhou a apresentação nas mesas, agitando nas cadeiras, batendo cabeça de forma contida.
O Queen Celebration é liderado pelo vocalista André Abreu que, além de emular os trejeitos tem um timbre de voz muito parecido com o de Freedie Mercury, mostrando bastante segurança na interpretação. Por volta das 19 horas com as mesas ocupadas, as luzes se apagaram e um trecho de “Bohemian Rhapsody”, o filme de 2018, que conta a trajetória dos ingleses tomou conta do telão para, em seguida, a banda entrar com todos o gás tocando “We Will Rock You”. Um início já em alta voltagem para alegria dos presentes. Confesso que o guitarrista Danilo Toledo, extraordinário por sinal, me lembrou mais o Gene Simmons no clipe de “Lick It Up”, do Kiss. Mas sem qualquer ofensa é claro.
Completam a banda o baixista P.H.Bazille e o batera Guib Silva, excelentes músicos que seguram a barra para que Toledo e Abreu tomem conta do palco dando toda a adrenalina que só o show do Queen pode proporcionar. A banda também foi acompanhada por um sexteto de cordas sob regência do maestro Andrey Presser, que também em alguns momentos da apresentação, tocou teclados.
O set list não deixou de fora os maiores clássicos do Queen. “Another One Bites de Dust”, seguida por “Don’t Stop Me Now” e “Play The Game” com André Abreu ao piano numa verdadeira reencarnação de Freedie Mercury. Em seguida apenas Danilo Toledo ao violão fez uma intro cabulosa mostrando muita técnica e mandando “Love Of My Life” para delírio e coro coletivo do público. Abreu sabe comandar a galera mostrando o quanto é um ótimo front man.
“It’s a Hard Life” em seguida com imagens de clipes e matérias sobre o Queen tomando o telão. “Who wants To live Forever” contou com os teclados de Andrey Presser, sucedida por “A Kind Of Magic”. Claro que a inesquecível apresentação de 1985 no Estádio de Wembley não faltaria.
A intro cabulosa para “Radio Gaga”, acompanhada pelo gestual clássico do bater de palmas perfeito para completar a música.“Under Pressure”, “I Want To Break Free” (com direito a visual do clipe) e “Crazy Litte Things Called Love” formaram uma trinca sonora de prima.
Um encore para “We Will Rock You” sucedida por um pot-pourri do sexteto de cordas com canções que foram excecutadas anteriormemente. Serviu de refresco para a banda trocar de figurinos, que, aliás, também são bem feitos.
A banda se juntou ao sexteto para tocar “Innuendo”, seguida pela significativa “Show Must Go On”. Mais que nunca o show tem que continuar.
André Abreu, bastante emocionado, disse estar numa noite muito feliz e especial. Dedicou a apresentação aos tios mortos pela Covid-19, responsáveis pelo figurino da banda. Agradeceu a presença do público, apresentou a banda e, acima de tudo, agradeceu a Freedie Mercury, o responsável por tudo o que eles mostravam no palco.
Para o gran finale mandaram “Bohemian Rhapsody” com encerramento de “We Are The Champions”. A tradicional foto com o público no final, agradecimentos finais e a certeza que o show deve mesmo continuar.
QUEEN CELEBRATION IN CONCERTTom Brasil — 15 de agosto
Set List
We Will Rock You
Another One Bites The Dust
Don’t Stop Me Now
Play The Game
Somebody To Love
It’s A Hard Life
Who Wants to Live Forever
A Kind Of Magic
Rádio Gaga
Under Pressure
I Want to Break Free
Crazy Little Things Called Love
We Will Rock You (repeat)
Innuendo
Show Must Go On
I Want It All
Bohemian Rhapsody
We Are The Champions
Crédito: Foto da Imagem Destacada – Letícia Nunes Lima